terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Atividade da Disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica V

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS – EAD
UNIDADE PEDAGÓGICA – JUAZEIRO-BA
DISCIPLINA: PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA V
CURSO: LETRAS – HABILITAÇÃO PORTUGUÊS E INGLÊS
GRUPO DE ESTUDO: Adriana Justina, Lucélia Ribeiro,Valdelice
ATIVIDADE ORIENTADA
Apresentação de Proposta Metodológica de Complementação do livro didático de Língua Portuguesa
IDENTIFICAÇÃO
Escola: Campo de Estágio
Série: 1º Ano do Ensino Médio
Professores Responsáveis: Adriana, Valdelice e Lucélia Ribeiro
Temática: O desprazer pela leitura
Formar leitores não é uma tarefa fácil, nem se faz da noite para o dia, portanto toda a atenção dispensada à leitura e da maior importância. Com base na análise do livro didático e nas observações da pratica pedagógica do ensino médio, observamos que a principal temática foi à falta de prazer pela leitura e do gosto de ler para entender e pesquisar. A verdade é que ler por imposição resulta muitas vezes em parar para ver o que está passando na TV, retorna-se aos livros, larga-os entra na internet e com isso cria-se um círculo vicioso, e isso acontece por que:
Os alunos consideram chato ler;
Não percebem sentidos nos conteúdos apresentados;
Os alunos só lêem por imposição, ou seja, não parte da vontade própria e sim por alguma imposição do professor.
Assim a leitura acaba não sendo eficiente e, além disso, “rouba tempo de descanso e lazer”. Paulo Freire entendia a leitura de maneira diferenciada, para ele o povo deveria aprender a ler e depois pensar no que leu. Uma educação que não é sinônimo de domesticação, mas de pratica diária de liberdade.
A leitura muitas vezes é condenada pelos alunos e identificamos a falta da mesma, pela carência no vocabulário dos alunos e pela falta de coerência nas produções textuais, o que significa dizer que o ato de ler não se resume em simplesmente ler, mas entender e refletir para que seja significativa.
Mediante a realidade observada e analisada no ensino médio, vimos que o livro didático adotado para Língua Portuguesa é possuidor de leituras situadas em seu contexto social e de propostas que levam em conta o processo e as condições de produções de texto numa diversidade de gêneros textuais, mas ainda assim existia entre os alunos uma necessidade, que seria ler pelo prazer, pois de nada adiantaria obter o recurso adequado e não fazer uso dele de forma expressiva e relevante.
Entendemos que a leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto, a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor e de tudo o que se refere à linguagem apresentada naquele recurso didático. Isso quer dizer que não se trata de extrair informações, decodificando letras e palavras, trata-se de uma atividade que implica estratégias de seleção, antecipação, inferência e verificação, sem as quais não é possível proficiência.
Entendemos que o uso desses procedimentos é que possibilitam controlar o que vai sendo lido, permitindo assim a tomada de decisões diante das dificuldades de compreensão e avançar na busca de esclarecimentos e validar no texto suposições feitas.
Esse entendimento do que seja a leitura, visando à necessidade dos alunos e a superação das mesmas, evidencia a precisão de trabalhar em sala de aula, a importância da leitura, despertando o prazer e a consciência do que é ser um leitor. E nesse entendimento é que estamos propondo o seguinte:
“A Leitura no banco dos réus”
O que vem a ser essa proposta, senão levar a leitura a julgamento com o objetivo de despertar o interesse pela mesma, onde será necessário montar o julgamento da própria leitura e os alunos terão justamente de ler bastante, pesquisarem livros, assistir a filmes que retratem julgamentos para a devida compreensão leitora de como funciona esse processo. Esse será um desafio que os estudantes irão participar de atividades em que necessariamente terão de proceder à leitura, mas sem aquela carga de obrigatoriedade e de valer uma nota.
A referida proposta será realizada com os alunos divididos em grupos de defesa e acusação, onde ambos os lados deverão defender e/ ou acusar a leitura em suas vantagens e acusações. O grupo que estará à frente da defesa terá que realizar e apresentar argumentações a respeito dos conceitos, importância, referenciais teóricos, e as vantagens da leitura. Já a acusação irá mostrar a realidade apresentando e defendendo fatos e motivos que tem ocupado o lugar da leitura, o que certamente não irá convencer. Além disso, estarão presentes nas atividades alunos representando o juiz e os membros que compõem um júri propriamente dito.
Para apresentar a defesa e/ou acusação será necessário escrever e reescrever muito, o que com certeza irão perceber que a expressividade oral depende de um texto que ampare a retórica ali apresentada. Essa atividade será de suma importância, pois focará o aprimoramento de textos, e que será necessário o uso da leitura e da pesquisa para que os alunos entendam o que é e por que acontece um julgamento num mundo real. Entenderam que é necessário ler para valer, para saber e aprimorar a produção de um texto que é apresentado para sua evolução em sala de aula ou fora dela a depender do contexto ali apresentado.
A partir disso os alunos irão entender e perceber que não da para defender e/ou acusar algo em que não conheça direito. Ao final da atividade proposta os jurados se farão presentes com o veredicto final sobre o que aconteceu durante todo o julgamento, a respeito do processo da leitura nas vantagens apresentadas pelo grupo da defesa e as desvantagens apresentadas pelo grupo da acusação. Enfim o que se sobressai nessa atividade é que os alunos com essa proposta apresentada e aplicada em sala de aula realizem suas reflexões a cerca da importância e necessidade do ato de ler.
PLANO DE APLICAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
IDENTIFICAÇÃO Professores Responsáveis: Adriana Justina, Valdelice e Lucélia Ribeiro
Duração: 100 minutos (duas aulas)
Conteúdo: Leitura
OBJETIVOS
ü Entender o real significado da leitura;
ü Compreender que o ato de ler implica produção de texto coerente e segurança na expressão oral apresentada;
ü Levar o aluno a uma obter uma pratica de leitura livre e espontânea
DEsenvolvimEnto:
A atividade será desenvolvida através de cartazes e principalmente pela expressão oral, que é apresentada no decorrer do julgamento ali proposto e montado, quando divididos em grupos, os alunos irão apresentar suas defesas e acusações sobre os aspectos da leitura ali explicitados. Haverá todo um processo de um julgamento normal e ao final o júri apresentará suas considerações finais e emitirá o veredicto sobre a leitura que se apresenta como ré naquele momento.
METODOLOGIA:
Seqüência Didática:
Realizar uma técnica de sensibilização
Estudos, pesquisas e produções;
Apresentação dos membros para a realização da atividade proposta;
Abertura do julgamento com leituras sobre o caso que ali será julgado pelo juiz;
Apresentação das testemunhas de defesa e acusação;
Exposição dos cartazes em plenário;
Apresentação do veredicto
Avaliação interna entre os participantes sobre a atividade realizada.
AVALIAÇÃO
Durante a realização da atividade será observado o desenvolvimentos das habilidades e competências do aluno em organizar suas idéias numa seqüência coerente, e organizacional da atividade ali realizada, assim como por meio de produções, leituras e registros escritos sobre a proposta referente à leitura.
RECURSOS:
Recursos Didáticos: Papel sulfite, cartolina e madeira; lápis, pincéis, canetas, livros e cadernos.
Recursos Humanos: Professor, aluno.
CONCLUSÃO
Segundo os PCN’s, um leitor competente sabe selecionar, dentre os textos que circulam socialmente, aqueles que podem atender as suas necessidades, assim como consegue também estabelecer as estratégias adequadas para abordar tais textos. Um leitor competente é capaz de ler as entrelinhas, identificando a partir do que está escrito, elementos implícitos, estabelecendo relações entre o texto e seus conhecimentos prévios ou entre o texto e outros já lidos.
Por fim formar leitores é algo que requer favorecimento, não só em relação aos recursos materiais disponíveis, mas principalmente em relação ao uso que se faz deles nas práticas de leituras.
Apresentação de Proposta Metodológica de Complementação do livro didático de Língua Inglesa
IDENTIFICAÇÃO:
Série: 1º Ano do Ensino Médio
Professores Responsáveis: Adriana, Valdelice e Lucélia Ribeiro
Temática: O desinteresse pela Língua Inglesa
O desafio enfrentado por grande parte dos professores de língua inglesa poderia se resumir numa pergunta: Como saber se o que estou ensinando será aproveitado no futuro? A resposta depende sobre tudo da realidade vivida pelos alunos, suas expectativas e perspectivas, mas também pode ser resumida em um lema: O idioma precisa estar a serviço do seu usuário.
Nada pior do que, nas poucas horas disponíveis para a disciplina, a turma achar que aprender outra língua é perca de tempo. No ensino médio da escola apresentada acima, o livro utilizado pela professora dispõe em seu contexto dos mais variados assuntos, mas devido a necessidade de aprendizagem e o desinteresse dos alunos pela língua inglesa tem dificultado a realização da proposta do ensino da língua para o ensino médio que ali se encontra.
Uma situação como esta, exige inovação, afastar-se um pouco do livro didático, mesmo que se mantenha o conteúdo a ser oferecido. Recorrer ao lúdico é a melhor maneira de oferecer um ensino agradável e eficaz, por isso é necessário focar a administração e a organização do ensino da segunda língua, segundo os olhos dos alunos, ao invés da insistência em práticas de exercícios que não garantem ao aluno, a percepção que os mesmos vivem num mundo plurilíngüe e que ter uma experiência de se expressar e ver o mundo e reconhecendo que a aquisição de uma ou mais línguas permite acessar bens culturais da humanidade. Ler e valorizar a leitura como fonte de informação e prazer e assim poder utilizá-la com outras habilidades comunicativas de modo a poder atuar em situações diversas.
Na verdade o livro didático em si não garante o desenvolvimento da autoconfiança dos alunos de forma que eles acreditem na capacidade de aprender. A limitação de recursos disponíveis na escola para a prática de ensino e a reduzida carga horária da disciplina não devem ser motivos para abrir mãos dos objetivos. O professor tem como desafio desenvolver habilidades de leitura, compreensão e produção oral e escrita, podendo estabelecer metas que sejam úteis como:
Aumento do conhecimento da língua materna, no caso, o português por meio de comparações como o idioma estrangeiro em diversos níveis;
Ao construir significados em outro idioma, o aluno se habilita para usar uma língua estrangeira;
Conhecer valores de outras culturas, desenvolvendo a percepção da própria, promovendo assim a aceitação das diferenças nos modos de expressão e comportamento;
Diante dessa exposição, alertamos que devemos trazer para a sala de aula, a língua inglesa, associando o útil ao agradável, transformando uma diversão em uma atividade didática, onde a proposta será intitulada como:
Divertindo-se com a Língua Inglesa
Com base nas atividades lúdicas, apresentaremos uma brincadeira bastante praticada pelos adolescentes na sala e nos intervalos, e sendo assim vivenciada a dificuldade em ensinar e aprender a língua inglesa por conta do desinteresse dos alunos propõe utilizar as estratégias dos alunos em algo significativo. É de costume e prazeroso para os alunos, escrever em um caderno questões sobre fofocas e confidencias.
A idéia é propor aos alunos que realizem anotações em língua portuguesa de perguntas que tenham interesse em fazer aos seus colegas. Em seguida, serão selecionadas vinte questões que apareçam com maior freqüência para desse ponto. Os alunos iniciarão a sua tradução para a língua inglesa. Cada um deles escreverá as perguntas no próprio caderno e assim repassará para os outros colegas responderem compondo assim uma enquete.
Com esta proposta teremos um objetivo a ser alcançado que é enriquecer o vocabulário e ultrapassar o conteúdo dos livros e desenvolver nos alunos o gosto pela aprendizagem da língua inglesa.
PLANO DE ALICAÇÃO DE LÍNGUA INGLESA
IDENTIFICAÇÃO Professores Responsáveis: Adriana Justina, Valdelice e Lucélia Ribeiro
Duração: 100 minutos (duas aulas)
Conteúdo: Leitura e escrita
OBJETIVOS
ü Entender o real significado da leitura;
ü Motivar os alunos para aprenderem e praticarem a língua inglesa com entusiasmo;
ü Transformar as atividades realizadas através da ludicidade, numa atividade significativa;
ü Compreender que a língua inglesa como uma necessidade cultural e social;
ü Mostrar a possibilidades de aprendizagem da língua inglesa de forma eficaz e agradável para todos envolvidos no processo
DEsenvolvimEnto:
A atividade será desenvolvida através do lúdico envolvendo brincadeiras conhecidas pelos alunos e mostrando a importância da língua inglesa para o contexto sócio cultural do aluno.
METODOLOGIA:
Seqüência Didática:
Realizar uma técnica de sensibilização
Produção de material para a atividade individualmente;
Apresentação das frases elaboradas e iniciar a tradução das questões para a língua inglesa, em pequenos grupos;
Análise das formações das palavras, observando as colocações e as transformações que ocorrem de uma língua para a outra;
Realizar entrevistas com os colegas de classe, com a permuta de cadernos;
Avaliação interna entre os participantes sobre a atividade realizada.
AVALIAÇÃO
Durante a realização da atividade será observado o desenvolvimentos das habilidades e competências do aluno em organizar suas idéias numa seqüência coerente, e organizacional da atividade ali realizada, assim como por meio de produções, leituras e registros escritos sobre a proposta referente à leitura e a escrita, assim como perceber o interesse e o desempenho individual dos alunos nas atividades propostas.
RECURSOS:
Recursos Didáticos
Papel sulfite, cartolina e madeira; lápis, pincéis, canetas, livros e cadernos, livros, quadro branco, cola e tesoura
Recursos Humanos: Professor, aluno.
CONCLUSÃO
Com essa proposta pretendemos ressaltar que segundo os PCNEM é de fundamental importância atentar para a realidade que o ensino médio possui entre suas funções, um compromisso com a educação para o trabalho. Daí não poder ser ignorado tal contexto na medida em que no Brasil atual é de domínio público, a grande importância que o inglês e o espanhol têm na vida profissional das pessoas, torna-se, pois imprescindível incorporar as necessidades da realidade ao currículo escolar de forma, a que os alunos tenham acesso no ensino médio, aqueles conhecimentos que de forma mais ou menos imediata, serão exigidas pelo mercado de trabalho.
REFERÊNCIAS
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 126p.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. – (coleção Magistério. 2º Grau. Série Formação do Professor;
Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Acesso no site: http://portal.mec.gov.br/ . Acesso em 07/10/2008.



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